#MuseumWeek: a arte do mundo em uma só rede

Antigamente, o museu era um lugar temido pelas crianças pela monotonia e não conseguirem compreender as obras ali expostas. Os tempos mudaram e de uns anos pra cá, esse locais atraíram até então pessoas que, simplesmente, nunca frequentaram um museu ou que achavam chato.

Nos anos 2010, desembarcaram no Brasil (especialmente no eixo RJ/SP) inúmeras mostras que bateram recordes de público, graças ao conteúdo que aproximava o público do trabalho artístico. Mostras com temática pop como do cineasta norte-americano Stanley Kubrick; do músico britânico David Bowie; do programa infantil Castelo Rá-Tim-Bum; dos artistas plásticos Yayoi Kusama e Ron Mueck e também clássicos como obras de arte impressionista; do espanhol Salvador Dalí e do russo Wassily Kandinsky têm em comum mostras bem-feitas, ricas em conteúdo e, claro, atraíram filas gigantescas aos museus.

Isso, segundo curadores de arte, as redes sociais tomaram um papel fundamental e ajudam como uma nova forma de divulgação. Com isso, pessoas usam as mídias para mostrar fotografias de objetos da mostra e através das hashtags, inúmeras mensagens sobre um mesmo assunto se multiplica, atraindo ainda mais público aos museus.

Para investir cada vez mais nessa interação, o microblog Twitter organiza a Museum Week. O objetivo da iniciativa é convidar instituições culturais do mundo todo a divulgarem atividades, curiosidades, lembrancinhas vendidas nas lojinhas, a arquitetura dos prédios etc.

Entre os participantes da #MuseumWeek estão o Musée du Louvre (Paris), Museu Nacional d’Art de Catalunya (Barcelona), Château de Versailles (Versailles), The British Museum (Londres), Museum of Modern Art (Nova York), Pinacoteca do Estado (São Paulo), Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro), Museu da Imagem e do Som (São Paulo) só para ficar nos mais frescos na memória.

A #MuseumWeek começou em 24 de março e termina em 29 de março, com temas diferentes a cada dia. O público pode participar da iniciativa enviando fotografia (com a hashtag do dia), como #poseMW, para selfies e poses feitas nos locais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s